Imprensa

COMPANHEIRISMO SOBRE DUAS RODAS

Motociclistas do IFMR-SA mostram que divertir-se
é bom para o Rotary e para a comunidade

As 70 motocicletas lideradas por um automóvel conversível com os personagens “Maria e Zé Gotinha” chamaram a atenção de quem passava no sábado pela manhã na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Eram os associados do IFMR-SA – International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America chapter – os motociclistas rotarianos que realizaram o seu décimo terceiro encontro do grupo de companheirismo, denominado IRA  – Intercâmbio Rotário da Amizade.

 

O “mar” de camisas azuis em seu desfile organizado pelos associados do IFMR-SA e rotarianos locais trouxe para cidade a divulgação para a campanha mundial do Rotary International para erradicação da paralisia infantil. Por onde o grupo passou a atenção foi total e as pessoas olhavam cuidadosamente a marcha das motos.

Mas não só a divulgação da imagem publica do Rotary foi beneficiada. Os cerca de 70 rotarianos e 30 garupas (como são conhecidas as companheiras que viajam nas motos com os pilotos) arrecadaram com a inscrição no evento mais de R$ 6.000,00 que foram destinados para a The Rotary Foundation através da ABTRF (Associação Brasileira The Rotary Foundation) e uma entidade local de tratamento oncológico para crianças.

 

Durante o evento também foi realizada a Assembleia Geral de Associados do grupo de companheirismo com a posse do novo Presidente do IFMR-SA para no biênio 2018-20, rotariano Celso Desiderio Junqueira, do Rotary Club de São José do Rio Preto, SP, e seu Conselho Diretor composto de companheiros de vários estados do Brasil

 

As próximas reuniões do grupo serão o 2º Encontro de Primavera do IFMR-SA na cidade de Taiobeiras, MG, em novembro deste ano, e a 5ª edição do Encontro de Verão Sul IFMR-SA (#ifmrnosul), na cidade gaúcha de Bagé, RS, programado para março de 2019.

 


A ALEMANHA É AQUI
Rotarianos motociclistas divulgam o companheirismo e o trabalho do Rotary International no Sul do Brasil

Pelo quarto ano consecutivo o sul do país foi palco da reunião de dezenas de rotarianos associados do IFMR-SA – International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America, o capítulo da América do Sul do Grupo Internacional de Companheirismo de Motociclistas Rotarianos.

O encontro de verão realizado desde 2015, sempre no mês de março e no sul do Brasil, levou para a cidade gaúcha berço da imigração alemã mais de 60 motociclistas e 40 garupas (como são conhecidas as cônjuges que viajam junto nas motos), a grande maioria visitando a região pela primeira vez. Cerca de 10 estados da federação e 15 distritos rotários foram representados no evento, inclusive com participantes do Uruguai e Argentina.

Nesta edição da reunião conhecida como Encontro de Verão Sul IFMR-SA (hashtag:  #ifmrnosul) teve como inovação a realização do Pré-Evento, quando muitos participantes optaram por chegar mais cedo na cidade para desfrutar de uma intensa programação turístico-cultural na região. Foram realizados passeios pela conhecida Rota Romântica, uma das mais belas estradas brasileiras, visitas a pontos de interesse histórico como o Distrito de Casas Enxaimel que recebeu os primeiros imigrantes alemães no sul em meados do Século XIX, alambiques, e também a uma conhecreserva ecológica com uma natureza exuberante e banhos de rio e cachoeira para os presentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os participantes foram oficialmente recepcionados pela Prefeita Municipal de Dois Irmãos, administradora Tânia Teresinha, que em suas palavras afirmou:  “O município de Dois Irmãos e os rotarianos do IFMR-SA tem muito em comum, principalmente pelo seu trabalho em prol da humanidade, quebrando paradigmas e rompendo barreiras! Muito obrigado por estarem aqui conosco em seus momentos de companheirismo”. O público ao ser informado que a líder do poder executivo municipal, uma mulher de cor negra em uma região predominantemente de origem alemã estava em seu segundo mandato reeleita por maioria absoluta dos votos, aplaudiu efusivamente Tânia Teresinha.

 

O Presidente do IFMR-SA, rotariano Neri Wagner, agradeceu a presença de todos e fez uma saudação especial aos idealizadores e organizadores do #ifmrnosul, rotarianos Marcos Netto e Leonardo Santos, cujo esforço e dedicação tornou possível fantásticos momentos de companheirismo, de forma impecável e com muita descontração.  

 

 

 

Uma parte da arrecadação no valor de USD 1,000.00 obtida com as inscrições será doada para a The Rotary Foundation via Distrito 4670 para a campanha e End Polio Now  de erradicação da paralisia infantil no mundo.

O próximo encontro do grupo de companheirismo será no mês de agosto de 2017 na cidade de Jundiaí, SP, e no ano que vem o Encontro de Verão Sul IFMR-SA já tem local definido: Balneário Camboriú, SC,e em 2020 em Punta del Este no Uruguai.

Acompanhe nossos próximos Eventos


 

BRIGADIANOS RECEBEM HOMENAGEM

 

Policiais da Brigada Militar com atuação na comunidade canoense recebem homenagem dos voluntários do Rotary International

 

A tradicional reunião ordinária das quartas-feiras ao meio-dia realizada pelo Rotary Club de Canoas Industrial (Distrito 4670 – Rotary International) foi palco de homenagem aos soldados e oficiais do 15º Batalhão de Polícia Militar sediado em Canoas, RS.

O clube de serviço distinguiu duas dezenas de policiais militares por Serviços Meritórios a Comunidadee  por atuação relevante em prol da segurança pública no muncípio. Cada policial presente foi apadrinhado por um rotariano ou rotariana associado do clube, que entregou aos homenageados um certificado de Honra ao Mérito.

Para a presidente do Rotary Club de Canoas Industrial, odontóloga Maria Regina Rochetti, “A homenagem e o diploma, por mais singelos que possam parecer, mostram o reconhecimento da comunidade aos policiais por seus valorosos serviços prestados. Nós do Rotary estamos muito orgulhosos de vocês e queremos destacar nosso apreço e gratidão per seu trabalho para que nossas famílias tenham mais segurança!”.

Em nome dos homenageados falou o Tenente Coronel Valdeci Antunes dos Santos, oficial comandante do 15º BPM sediado em Canoas. Para ele “O Rotary e a Brigada Militar tem muito em comum, e tenho certeza de que este momento ficará marcado na memória de todos que aqui estão para sempre. Muito obrigado pela lembrança e pela homenagem! Para nós policiais militares este tipo de reconhecimento é um grande estímulo ao cumprimento do dever!”, completou o comandante.

 

 


UM GOLAÇO NA LUTA CONTRA A PARALISIA INFANTIL

 

A Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi o palco de mais uma grande açãode divulgação dos esforços do Rotary  International para a erradicação da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

 

Em uma iniciativa do Rotary Club de Canoas Industrial, centenas de associados desta que é a maior ONG do planeta estiveram no estádido do clube gaúcho durante a realização de uma partida oficial do Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF, conscientizando o público em geral para a necessidade da vacinação das crianças no Brasil e no mundo, além de convidar a todos para que continuem contribuindo com recursos financeiros e na divulgação da campanha End Polio Now do Rotary.

 

Todos os presentes vestiram a camisa com o símbolo da campanha. As cores originais do lema do programa End Polio Now foram alteradas com a colocação da base na cor azul como forma de agradecimento ao Grêmio F.B.P.A pelo apoio dado na ação, permitindo o acesso dos voluntários nas dependências do estádio com faixas promocionais, folhetos, e vestindo a camisa símbolo da campanha nas 22 crianças que entraram em campo antes do início da partida junto com os atletas do Grêmio e do Atlético GO.

 

Além disso vídeos das campanhas de vacinação pelo mundo foram apresentados nos telões da Arena para o grande público presente. Uma equipe de rotarianos também percorreu o estádio conversando com os jornalistas solicitando apoio na divulgação da campanha, no que foram amplamente atendidos pois durante toda a tarde foram constantes as referências ao Rotary e a campanha contra a pólio nos meios de comunicação. Para que se tenha uma ideia do alcance da ação, somente a página oficial do Grêmio na rede social Facebook tem 2,8 milhões de curtidas, siginficando que a matéria publicada no dia do evento teve um alcance planetário.

 

A Presidente do Rotary Club de Canoas Industrial, odontóloga Maria Regina Rochetti, comentou com muito entusiasmo: “A ação Rotary Entra em Campo mostrou para muita gente que ainda precisamos trabalhar muito para terminar com essa doença. Mas com o esforço dos rotarianos e da comunidade, vamos conseguir em breve isso!”. Nas palavras do Governador do Distrito 4670 do Rotary International, engenheiro Leandro Kolodny “Foi seguramente a maior ação de imagem pública no Distrito neste ano, e seguramente uma das maiores no Brasil. O clube está de parabens pela iniciativa que pode e deve ser repetidas por outros igualmente.”

 

As camisas colocadas a venda para o evento esgotaram-se rapidamente. A arrecadação será doada para The Rotary Foundation  para a compra de vacinas contra a doença para aplicação nos dos dois últimos países em que o virus ainda existe.

Outras imagens do evento podem ser vistas em: www.facebook.com/rotarycanoasindustrial

 

 

End Polio Now

Campanha mundial do Rotary para erradicação da paralisia infantil no planeta Para mais informações, acesse o site do www.endpolionow.org/pt


 

 

ROTARY ENTRA EM CAMPO CONTRA A PARALISIA INFANTIL

 

 

No próximo dia 26 de novembro a partir das 14 horas a ARENA do Grêmio F.B.P.A na cidade de Porto Alegre receberá além da torcida do clube gaúcho um grande número de voluntários do Rotary do Distrito 4670. A iniciativa do Rotary Club de Canoas Industrial tem por objetivo divulgar a Campanha Mundial End Polio Now do Rotary International para erradicação da paralisia infantil no planeta.

 

Os rotarianos, seus familiares e amigos, estarão usando uma camiseta azul com o texto END POLIO NOW feita exclusivamente para o evento. Para ter acesso ao estádio os torcedores deverão adquirir o ingresso junto a Arena do Grêmio ou com o Canoas Industrial. Para o grupo haverá um setor exclusivo e específico no estádio. Além disso quem estiver com a camisa, poderá ser convidado para entrar dentro do campo antes do início da partida e durante o intervalo, quando os rotarianos estarão apresentando faixas promocionais com o lema e símbolo da campanha.

 

Nos portões de acesso ao estádio, os voluntários estarão entregando aos torcedores um folheto explicativo sobre a ação do Rotary e a importância da campanha para erradicação da doença. Além disso a entrada das equipes em campo as 16 horas deverá ser acompanhada por 22 crianças que estarão com a camiseta alusiva a campanha, e ficarão perfiladas ao lados dos atletas das duas equipes durante a solenidade que antecede a partida.

 

Para a Presidente do Rotary Clube de Canoas Industrial, odontóloga Maria Regina Ronchetti, “O Rotary deseja mostrar para a comunidade no Brasil e no mundo o trabalho voluntário de seus associados na luta contra a pólio em um grande evento esportivo, conscientizando as pessoas para a importância da vacinação da vacinação e do apoio com recursos financeiros.”

Aqueles que desejarem participar devem adquirir antecipadamente a camisa e o ingresso, enviando seu pedido através da página do Canoas Industrial em  www.facebook.com/rotarycanoasindustrial ou pelo telefone (51) 98 188 5040. O valor da camisa é R$ 50,00 e o preço ingresso ainda será divulgado pela Arena. Quem já é associado ou possui ingressos especiais do estádio poderá usá-los sem problemas. Os quarto maiores apoiadores do evento na compra de camisas poderão indicar uma criança de até 7 anos para entrar em campo com os atletas no início da partida.

Os valores arrecadados com a venda das camisetas serão doados para The Rotary Foundation para a compra de vacinas para imunização de crianças onde ainda existe o vírus da doença.


 

 

ESPORTE NA LUTA CONTRA PARALISIA INFANTIL

Torneio de futebol infantil marcou em Canoas o
 Dia Mundial de Combate a Paralisia Infantil

 

 

 

Acesse o Press Release aqui


 

XII IRA IFMR-SA em Marília

 

Acesse o Press Release aqui

 


 

 


IFMR-SA – International Fellowship of Motorcycling Rotarians – South America